terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dicas de como comprar e armazenar o pescado

Como Comprar o Peixe:

Peixe Fresco: Possui carne branca ou rosada, resistente a pressão dos dedos; odor característico; escamas bem presas a pele; guelras úmidas de cor rosada, quase vermelha; olhos salientes, brilhantes, transparentes e sem manchas.

Cuidados na Compra: Observe se o peixe está conservado adequadamente no momento da compra, não sendo aconselhável comprá-lo se estiver fora do gelo, exposto ao sol ou a insetos.
Conservação: Deve ser em geladeira ou congelador. Para melhor conservá-lo, tempere com sal e limão. Depois de limpo, deve ser consumido o mais rápido possível. No congelador, sua validade pode chegar a três meses.

Dicas: Para manter todas as qualidades do peixe, existem algumas dicas. Para descongelar, tire-o do congelador e deixe-o na geladeira, na noite anterior ao preparo. O peixe pode estragar se for descongelado em água corrente. Se for prepará-lo cozido ou ensopado, pode tirá-lo do congelador e levá-lo direto para a panela. Depois de descongelar, o peixe não pode ser novamente congelado e deve ser consumido rapidamente, evitando riscos de contaminação.

Ao limpar o peixe, aproveite a cabeça e o espinhaço para preparar pirão, sopas, muquecas e bolinhos e as ovas para farofas e recheios. Para retirar o odor do peixe, esfregue limão nas mãos e utensílios.

Usar suco de limão no tempero do peixe, deixa-o mais macio e saboroso.

Como conservar:
 
Comprando o produto congelado ele comporta um armazenamento de 1 ano em temperatura de –18°C. Quando fresco, conservar em geladeira por um dia na  temperatura de 5°C.

Para melhor conservação do pescado nossos atendentes irão instruir a melhor forma de armazenamento, dependendo assim da espécie do produto e o tipo de embalagem.

Na compra de um produto fresco para congelamento doméstico o prazo de armazenamento se reduz a dois meses, por vez que o impacto da temperatura é menor do que o sistema de congelamento implantado na empresa. O congelamento deve ser rápido, em uma hora o pescado deverá estar completamente congelado, procurando congelar a água existente nos pescados diminuindo assim a velocidade das reações enzimáticas, microbiológicas e físico-químicas, retardando assim a deterioração do pescados.

Tipos de congelamento e embalagens:

IQF ( individually quick frozen ): forma de congelamento individual mais rápido pra descongelamento, em água corrente leva em torno de 5 minutos, o produto fica mais visível ao cliente e mais higiênico.

BLOCO: tipo de embalagem que produz mais rendimento, porém demora aproximadamente 1 hora para descongelar em água corrente, não se torna visível o produto para a compra.

À VÁCUO: Processo de retirada do oxigênio para melhor conservação do produto, evitando o crescimento microbiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário